Você conhece a origem do Maxixe? #PassosHistóricos

Conhecer nosso passado é essencial para construirmos um presente melhor. Na dança é muito importante estudarmos quem veio antes de nós para nos inspirar e para criarmos novas coreografias. Por isso, na série #PassosHistóricos contamos fatos curiosos sobre o mundo da dança!


Segundo estudiosos o Maxixe tem origem no Rio de Janeiro entre 1870 e 1880 e foi criada por africanos, com predominância de ritmos moçambicanos. O Maxixe é uma dança de salão, com ritmo rápido de 2/4 e com influência do lundu, das polcas e das habaneras, gênero cubano que também era chamado de “tango-habanera”.

Por esse motivo, o Maxixe também é conhecido como “tango brasileiro”. Na mesma época, o tango nascia na Argentina e no Uruguai, também influenciando o ritmo brasileiro.

Era considerado um ritmo indecente e até profano, devido as enlaçamento característicos dos pares enquanto dançam em movimentos em forma de rosca e giros. A característica principal do gênero são os passos improvisados pelos dançarinos.

O Maxixe era dançado ao som dos chorões, conjuntos instrumentais de choro e era o gênero mais importante do Rio de Janeiro até a popularização do samba, ritmo o qual o Maxixe é considerado precursor.


Gostou de saber mais sobre o Maxixe? Acompanhe a série #PassosHistóricos e descubra a origem de diversos ritmos que a gente tanto ama dançar!


Para saber mais do nosso dia a dia e sobre a preparação para as próximas competições, siga a gente no Facebook e no Instagram!

About the author: adminsigma

Leave a Reply

Your email address will not be published.