Você conhece a origem do carnaval? #PassosHistóricos

Conhecer nosso passado é essencial para construirmos um presente melhor. Na dança é muito importante estudarmos quem veio antes de nós para nos inspirar e para criarmos novas coreografias. Por isso, na série #PassosHistóricos contamos fatos curiosos sobre o mundo da dança!


Fevereiro chega e a gente já fica ansioso para montar nossa fantasia, decidir em qual bloco de rua ou festa ir e principalmente, começa a ensaiar as coreografias para arrasar no carnaval, não é? Mas você sabe de onde veio a maior festa de rua do mundo?

As origens do carnaval são diversas, mas há um consenso de que a folia é uma tradição antiga que remonta a Antiguidade. Em Roma, existiam as lupercálias e saturnálias em homenagem ao deus da agricultura, Saturno, e em comemoração a chegada da primavera, na Grécia havia as festas dionísicas regadas a muito vinho, na Babilônia, existiam as Saceias, onde um prisioneiro assumia o lugar do rei por alguns dias, vindo daí a questão da inversão de papéis sociais típica do carnaval.

Com o domínio da Igreja Católica durante a Idade Média, tais comemorações pagãs foram modificadas. Eram permitidos festejos na semana antes do início da Quaresma – o período de 40 dias de jejum que os católicos fazem antes da Páscoa – e assim surgiu a ligação entre a “festa da carne” e o feriado cristão.

Mas e o Brasil?

O carnaval brasileiro tem sua origem ligada principalmente a duas festas: o carnaval parisiense e o entrudo, uma herança da colonização portuguesa, que em terras brasileiras era brincada especialmente por escravizados.

O entrudo era uma festa sem música e sua principal atração eram as guerras d’água, mas que no século 17 eram facilmente substituídos por lama, limão e ovo. Já o carnaval parisiense ficou conhecido por seus luxuosos bailes de máscara, inspirados nos bailes da cidade de Veneza que eram populares até meados do século 18.

A partir dessas duas festas surgiram as marchinhas, os bailes, o axé, as escolas de samba e tudo o que hoje conhecemos como tipicamente brasileiro no que muitos se referem como o maior espetáculo da Terra.


O carnaval nada mais é do que a junção de diversas festas, inspiradas em várias tradições, tudo muito típico da dança, onde qualquer movimento pode ser o início de uma nova coreografia!

No próximo texto vamos falar mais um pouquinho sobre carnaval.

Até lá!


Para saber mais do nosso dia a dia e sobre a preparação para as próximas competições, siga a gente no Facebook e no Instagram!

About the author: adminsigma

Leave a Reply

Your email address will not be published.