Sigma na Sétima Arte: O Quebra-Nozes

Na tag Sigma na Sétima Arte indicamos filmes, séries e documentários que têm a dança como personagem.


Todo mundo conhece alguma versão de O Quebra-Nozes. No cinema e na televisão são inúmeras as adaptações que essa história já teve e vamos listar as mais famosas aqui.

Antes disso, precisamos falar das origens desse clássico. A história surge pela primeira vez sob o nome “O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos”,  um romance escrito pelo autor alemão  Ernest Theodor Amadeus Hoffmann em 1816.

Um fragmento da história foi traduzido na França por Alexandre Dumas e foi essa versão francesa que inspirou Piotr Tchaikovsky a compor o balé que conhecemos tão bem.

A estreia do balé O Quebra-Nozes ocorreu no Teatro Mariinsky em São Petersburgo no ano de 1892. De lá para cá sua popularidade só cresceu e hoje não tem como pensarmos em Natal e dança sem lembrar desse clássico!

O romance conta a história de Marie, uma garota de sete anos, que recebe como presente de Natal de seu padrinho um lindo quebra-nozes. Durante a noite, o boneco se torna real e Marie descobre que seu boneco era um lindo príncipe que vive sob um feitiço e que ela precisa ajudá-lo a lutar contra o perverso Rei dos Camundongos. No final, eles derrotam o rei e o feitiço é quebrado, o Quebra-Nozes se torna humano novamente e se casa com Marie.

Na versão do balé, a protagonista se chama Clara e acompanha a jornada de seu boneco pelo Reino das Neves e pelo Reino dos Doces. As histórias diferem em alguns pontos, mas as diversas adaptações seguem sempre a sinopse básica.

Abaixo, elencamos algumas das mais famosas adaptações de O Quebra-Nozes para o cinema:

A adaptação de 2018 trouxe muita ação para o clássico de Natal

Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018)

A mais recente adaptação da história ocorreu em 2018. Nesse filme que mistura ação e fantasia, Clara é uma jovem de 16 anos que perde uma chave importante de seu padrinho e sai em uma busca pelos quatro reinos: Reino das Neves. Reino dos Doces, Reino das Flores e o Quarto Reino.

Mary (Elle Fanning) e seu quebra-nozes ainda inanimado

O Quebra-Nozes: a história real (2010)

Produzida na Inglaterra e na Hungria, foi a primeira adaptação do nosso clássico natalino em 3D. Mary é interpretada pela maravilhosa Elle Fanning e acompanha seu amado boneco/soldado para lutar contra o malvado Rei dos Ratos.

Maucalay Culkin como o Príncipe de Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes (1993)

Essa adaptação segue a história do romance. Foi protagonizada por Macaulay Culkin como o príncipe e toda criança dos anos 90 com certeza viu e reviu muitas vezes esse filme!


E aí, você conhece alguma outra versão que não está na nossa lista? Conta para a gente nos comentários!

Caso você não conheça nenhuma desses filmes, aproveite a lista e combine uma maratona com sua família e amigos nessas férias.

Em 2019 a gente volta com mais indicações de produções que misturam dança com audiovisual.

Até lá!


Para saber mais do nosso dia a dia e sobre a preparação para as próximas competições, siga a gente no Facebook e no Instagram!

About the author: adminsigma

Leave a Reply

Your email address will not be published.