#SigmaNaSétimaArte: Cisne Negro (2010)

Na tag Sigma na Sétima Arte indicamos filmes, séries e documentários que têm a dança como personagem


Cisne Negro (2010) é um filme americano de suspense psicológico dirigido por Darren Aronofsky. Foi indicado a cinco Oscars, levando o de Melhor Atriz para Natalia Portman, protagonista do filme.

O enredo

O enredo gira em torno da produção do Lago dos Cisnes por uma grande companhia de balé da cidade de Nova Iorque.

Nina (Natalie Portman) é uma talentosa bailarina que sonha em ser a principal da companhia, mas enfrenta a concorrência da recém-chegada Lily (Mila Kunis).

A personalidade de Nina cabe muito mais para o papel de Cisne Branco, mas o Cisne Negro combina mais com Lily, ainda assim Nina é escolhida como Cisne pelo diretor Thomas Leroy (Vincent Cassel).

Na sua busca por encontrar o Cisne Negro dentro de si, Nina acaba perdendo o senso da realidade e coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor.

Nina (Natalie Portman) como Cisne Negro

Por que assistir?

Apesar de ser um suspense psicológico, o filme mostra a jornada de um artista em busca da perfeição.

Nina se perde em meio a uma psicose, mas seu papel é uma boa metáfora bem o esforço e sacrifício que muitas vezes um bailarino precisa empregar para atingir um novo nível de perfomance artística.

É interessante também observar como o filme conseguiu retratar com verossimilhança a produção de um grande espetáculo de dança e como os desafios durante seu desenvolvimento surgem e são superados.

Para quem gosta de balé e de suspense, esse filme é uma ótima escolha para o final de semana.

Até a próxima!


Para saber mais do nosso dia a dia e sobre a preparação para as próximas competições, siga a gente no Facebook e no Instagram!

About the author: Equipe Sigma

Leave a Reply

Your email address will not be published.