#SigmaNaSétimaArte: Billy Elliot (2000)

Na tag Sigma na Sétima Arte indicamos filmes, séries e documentários que têm a dança como personagem


Billy Elliot (2000) é um filme britânico que conta a história do menino Billy, de 11 anos e sua descoberta no balé.

O enredo

A história se passa numa cidade fictícia e pequena do interior da Inglaterra durante o período da Greve dos Mineiros entre 1984 e 1985. O pai de Billy, Jackie, trabalha como mineiro e mesmo em greve sem receber seu salário faz questão de matricular o seu filho em aulas de boxe.

O ginásio onde Billy tem aulas de boxe também abriga as aulas de balé da Sra.Wilkinson e logo o menino se encanta com os movimentos da aula de dança. Escondido, Billy começa a fazer aulas de balé e se mostra muito talentoso, sendo sempre incentivado pela professora.

Como toda mentira tem perna curta, a família de Billy descobre seu segredo e ele precisa provar seu talento para que seu pai e seu irmão aceitem que ele se torne um bailarino.

Por que assistir?

Billy Elliot fala muito de balé, mas conta principalmente uma história sobre amadurecimento. Apesar de se passar nos anos 1980, aborda questões que ainda são atuais, como o preconceito que muitos bailarinos homens sofrem por dançarem balé.

Além disso, o filme nos inspira a lutar por nossos sonhos e a acreditar em nosso potencial. Todo bailarino já duvidou de si ao menos uma vez na vida e Billy mostra que grande parte dessa insegurança mora apenas em nossa cabeça.

O filme fez tanto sucesso (foi indicado a três Oscars e ganhou três prêmios BAFTA) que inspirou em 2005, um musical também super premiado com músicas de Elton John.

Se você quer rir e chorar, Billy Elliot é o filme perfeito e agora também faz parte do catálogo da Netflix, ou seja, super acessível para um final de semana em casa.

Até a próxima!


Para saber mais do nosso dia a dia e sobre a preparação para as próximas competições, siga a gente no Facebook e no Instagram!

About the author: adminsigma

Leave a Reply

Your email address will not be published.