Sapatilhas de ponta: como seu tipo de pé pode influenciar nessa escolha

Para as bailarinas, escolher a sapatilha de ponta perfeita para seu tipo de pé pode ser bastante desafiador.

Muitas vezes não temos todas as informações necessárias para escolher uma boa sapatilha e acabamos perdendo tempo e dinheiro.

Por isso, vamos explicar as diferenças de cada um dos três tipos de pé e qual o modelo ideal para cada um, assim da próxima vez que você for a loja de materiais de balé pode comprar a sapatilha de ponta perfeita.

1. O Pé Quadrado

Conhecido também como pé romano, esse tipo de pé tem os primeiros dedos praticamente do mesmo tamanho. É um tipo raro de pé ocorrendo em cerca de 10% da população brasileira.
Se você tem esse tipo de pé, escolha uma sapatilha ampla, pois a caixa quadrada a distribuir o peso igualmente entre todos os dedos. Isso vai tornar a dança mais confortável e te ajudar a aprimorar suas habilidades.

2. O Pé grego

O mais comum dos tipos de pé, o pé grego ocorre em praticamente 90% da população brasileira e é caracterizado por ter o segundo dedo mais longo do que o dedão.
Para esse tipo de pé, o recomendado é a escolha por uma sapatilha ligeiramente cônica, pois esse formato ajuda a aliviar a pressão no segundo dedo, redistribuindo o peso para os outros dedos. Por ser mais larga, essa sapatilha acomoda os outros dedos de maneira mais confortável, te ajudando na estabilidade durante a dança.

3. O Pé egípcio

O pé egípcio se caracteriza pelo tamanho decrescente dos dedos, ou seja, os dedos vão diminuindo de tamanho em direção ao lado de fora do pé. O dedão é o mais longo e sem uma sapatilha adequada, esse dedo acaba absorvendo todo o peso de seu corpo.
Para evitar isso, escolha uma sapatilha cônica para tirar a pressão do dedão e distribuir o peso para os outros dedos.


Há muitos outros detalhes para escolher uma sapatilha de ponta perfeita, mas saber o tipo do seu pé é o primeiro passo para essa importante escolha. Em breve a gente vai escrever mais sobre o que você precisa saber para escolher a sapatilha perfeita.

Até a próxima!


Para saber mais do nosso dia a dia e sobre a preparação para as próximas competições, siga a gente no Facebook e no Instagram!


Fonte: Dance Spirit

About the author: Equipe Sigma

Leave a Reply

Your email address will not be published.