04 dicas para aumentar a durabilidade da sua sapatilha de ponta

Cuidar do nosso par de sapatilha de ponta nem sempre é tarefa fácil.

Especialmente para quem está começando no balé, às vezes surgem dúvidas de como manter sua sapatilha ou até mesmo aumentar a durabilidade desse objeto tão importante no nosso dia a dia.

Então, vamos dar 04 dicas simples para você preservar sua sapatilha e não se preocupar com elas na hora de dançar.

1. Controle a umidade

Dançar e não suar é impossível. A umidade causada pelo suor diminui a vida útil da sapatilha de ponta que é feita de material absorvente. Para evitar a umidade excessiva, preencha a caixa da sapatilha com papel toalha ou outro material absorvente após a aula. Deixe sempre as sapatilhas penduradas em um local ventilado quando não as estiver usando. Outra dica para controlar a umidade é evitar usar a sapatilha sem meia-calça.

2. Faça um rodízio

O ideal é sempre ter dois pares de sapatilha, assim você pode fazer um rodízio entre ele. Enquanto um dos pares ficam em casa tomando ar, o outro está nos seus pés na aula. Fazer essa alternância aumenta em 50% a vida útil das sapatilhas de ponta.

3. Alterne as sapatilhas de ponta

Como as sapatilhas não tem pé esquerdo e direito definidos o ideal é alterná-los entre os pés. Em um ensaio use um deles no direito e um no esquerdo e depois, troque os lados. Desse jeito, nenhum dos pares ficam marcados e o desgaste fica uniforme.

4. Coloque a sapatilha de ponta no sol

O sol é um grande amigo na hora de combater a umidade e o mau cheiro que o suor deixa nas sapatilhas. O sol também combate os possíveis fungos que podem surgir em ambientes úmidos como nossas sapatilhas de ponta. Mesmo que em sua casa o sol não chegue direto, é importante deixar as sapatilhas tomando um ar.


Com essa rotina de cuidados, suas sapatilhas de ponta vão ficar conservadas e durar muito mais.

Até a próxima!


Para saber mais do nosso dia a dia e sobre a preparação para as próximas competições, siga a gente no Facebook e no Instagram!


Fonte: Valeria Almeida

About the author: Equipe Sigma

Leave a Reply

Your email address will not be published.